Júnior/ janeiro 14, 2020/ Economizar/ 0 comments

É comum que muitas pessoas tenham o sonho de comprar um carro, uma casa ou viver tranquilamente.

No entanto, muitas vezes essas pessoas esperam ganhar uma boa quantia de dinheiro, mas quase nunca estão dispostas a guardar seu próprio dinheiro para alcançar esse objetivo.

Não importa o tamanho dos seus sonhos, se você souber como poupar dinheiro, vai ser muito mais fácil alcançá-los. 

Não sabe como pode poupar seu dinheiro para conseguir realizar seus sonhos? Então esse artigo é para você. Continue conosco e confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

Por que saber como poupar dinheiro é importante?

Algumas pessoas já são educadas desde pequenas para guardar dinheiro. Isso é comum quando os pais ou avós já tem esse costume e o repassa as novas gerações.

Mas infelizmente isso não acontece com todos, e por isso uma grande parte da população não sabe o que é ter uma educação financeira. 

As pessoas que não poupam dinheiro não deixam apenas de realizar seus sonhos, mas acabam se endividando. Além disso, caso ganhe uma grande quantia, gasta tudo sem perceber, comprando coisas desnecessárias. 

Ao saber como poupar dinheiro é possível que você consiga alcançar sua liberdade financeira, e com isso vai conseguir até mesmo ter mais qualidade de vida.

Além disso, você também vai ter uma reserva de emergência, assim, em casos de necessidade, você não vai passar aperto nem contrair mais dívidas. 

Quanto devo poupar todo mês?

Uma das maiores dúvidas que as pessoas que estão em busca de como poupar dinheiro tem é quanto ao valor deve ser guardado mensalmente, no entanto, essa resposta vai variar conforme vários fatores, como:

  • Quanto você recebe?
  • O que você deseja fazer com o dinheiro que vai ser poupado?
  • Em quanto tempo você deseja ter X?
  • Você deseja ou não ter sua liberdade financeira?
  • Dá para investir mais se cortar os gastos supérfluos? 

Após responder essas perguntas, você vai conseguir entender melhor quais são as suas necessidades e o que você precisa fazer para conseguir alcançar seus objetivos. 

Mas se ainda ficou confuso fazer esse cálculo, saiba que os economistas recomendam economizar pelo menos 10% do salário todo mês. Contudo, essa regra pode mudar conforme seus objetivos financeiros, pois quanto menor o prazo que você possui para juntar X, maior é o valor que você deve investir. 

A regra de 10% funciona muito bem para quem possui planos a longo prazo, por isso, se você possui planos a curto prazo, é melhor aumentar essa porcentagem. 

3 dicas de como poupar dinheiro 

Com as dicas corretas é possível que você aprenda a poupar dinheiro com muito mais facilidade. Confira abaixo quais dicas são essas! 

1. Faça com que o investimento seja um hábito

Quando você torna o investimento um hábito, é muito mais fácil conseguir fazer seus investimentos todo mês. Isso acontece porque você já vai adaptar seu salário para poupar uma parte, e com isso não vai deixar que os imprevistos estrague seus planos. 

Quem possui o hábito de investir já exclui a parte do investimento do seu orçamento, assim não faz planos com aquele dinheiro. Mesmo que seja pouco, o ideal é você investir todo mês.

2. Corte gastos 

É difícil, mas cortar gastos é essencial para quem deseja poupar dinheiro. Se você deseja ter sucesso em seus investimentos, uma dica de ouro é você sempre gastar menos do que ganha, ou seja, você deve viver um nível abaixo do que realmente pode. 

Se não está sobrando dinheiro para investir é porque você está gastando mais do que pode, e isso deve mudar. Você deve começar a cortar os gastos supérfluos para conseguir juntar mais dinheiro. O corte de gastos vai ser conforme a sua necessidade, mas ele não é definitivo, aos poucos você vai conseguir economizar em outras coisas para fazer o dinheiro sobrar. 

3. Anote todos os seus gastos 

É comum que a maioria das pessoas não anotem seus gastos, mas esse é um grande erro. Quando você anota tudo o que gasta, você acaba assustando com o tanto de coisas sem necessidade que você compra e com isso fica mais fácil cortar algumas coisas da sua despesa.

O ideal é que você anote diariamente todos os seus gastos, e sempre ao final do mês faça uma análise do que é ou não necessário. 

Tem dúvida sobre como poupar dinheiro? Deixe um comentário!

Share this Post

Leave a Comment