Como controlar a ansiedade: 3 dicas simples e práticas para começar hoje
Unhappy young woman holding a smartphone in the evening cityscape

Como controlar a ansiedade: 3 dicas simples e práticas para começar hoje

Como controlar a ansiedade, quando na verdade, tudo que fazemos, de alguma maneira, gera uma ânsia por resultado?

Veja só:

Imagine que você esteja se arrumando para uma festa, para o primeiro dia no trabalho, ou até mesmo para uma viagem sozinho. Você está animado, mas também está nervoso, com aquela sensação de estômago pulsando, como se fosse o coração.

Algo está travando e impedindo que você se sinta bem. E você ouve uma voz interior dizendo:

“Ei você não pode se sentir tão bem. É melhor ter cuidado, pois alguma coisa vai acontecer”

E então, você começa a se preocupar:

“Com quem vou conversar quando chegar lá? E se ninguém quiser conversar comigo? E se me acharem esquisito?”

Ao chegar naquele lugar, alguém se aproxima e puxa conversa com você. Enquanto conversam, você começa a suar frio, sente o coração quase sair pela boca. Você tenta controlar a ansiedade, mas não consegue.

Depois que a conversa acaba, você se sente terrivelmente abatido, pois isso acontece com frequência em seu meio social. E para evitar que isso aconteça, você começa a se afastar desses lugares, se isolando em seu mundo.

Então, eis aí um estado emocional muito torturante, o transtorno de ANSIEDADE.

mulher ansiosa roendo unha

Para complementar o exemplo acima, você já percebeu que em QUASE TODAS as áreas na vida não irá nos beneficiar imediatamente? Veja os exemplos:

  • O diploma que nos dará uma profissão está quatro anos de distância.
  • O retorno financeiro do trabalho de hoje virá somente no fim do mês.
  • A relação amorosa consolidada, virá depois das muitas dificuldades que a convivência a dois exige.

O que é a ansiedade?

Parece que nossa mente não foi projetada para olhar para frente. Normalmente, a mente de um animal parece ser mais acostumada a viver em um ambiente de estresse. Por exemplo:

Se uma lebre se vê ameaçada por um leão, imediatamente tenta escapar. Mas no reino animal isso é bem pontual. Assim que a ameaça passa, não existe a menor possibilidade de ver a lebre perdendo o sono noturno por uma provável nova ameaça.

A ansiedade nada mais é que antecipar frequentemente os problemas que ainda surgirão, ou que nem chegarão à existir. Inevitavelmente, viver essa antecipação do futuro nos leva a ter sentimentos de insegurança, ao estresse e a sensação constante de medo.

Em 2017, a OMS (Organização das Nações Unidas) publicou que 18 milhões de brasileiros sofrem de transtornos de ANSIEDADE, afetando 9,3% do país. Para se ter uma ideia do impacto da ansiedade na vida das pessoas, basta saber que é comprovado cientificamente que ela pode levar à depressão, ao abandono escolar, profissional, familiar e até ao suicídio.

mulher chorando com as mãos no rosto

Fato é que estamos rodeados de incertezas e damos uma importância enorme para elas. Se você  deseja conhecer um pouco mais sobre como controlar a ansiedade, eu recomendo que você conheça o programa Virada, que você pode acessar AQUI ou pelo link abaixo:

botão de quero ver agora

Como controlar a ansiedade?

O grande segredo de como controlar a ansiedade é considerar que, a forma como lidamos com os problemas tem um impacto direto no nível de ANSIEDADE que sentimos. Se mudar isso, você consegue DIMINUIR o nível de ansiedade.

Um estudo da Universidade de Cambridge mostrou que mulheres de baixa renda possuem um risco maior de adquirir ansiedade, do que aquelas com renda elevada. Até aí, nenhuma surpresa!

Porém, o estudo descobriu que, se as mulheres de baixa renda tivessem algumas ESTRATÉGIAS para lidar com sua situação sócio-econômica, não teriam ansiedade. Enquanto que, se as mulheres de baixa renda não tivessem essas estratégias, teriam ansiedade.

Então, quais seriam essas estratégias, e como controlar a ansiedade com elas? Antes de contar, é importante ressaltar que você pode desenvolver isso sozinho, através das 3 DICAS SIMPLES e PRÁTICAS abaixo:

I. Sentir-se no controle da própria vida

Mão interrompendo a queda de peças de dominó

As pessoas que se sentem mais no controle de suas próprias vidas, tem uma saúde mental melhor. Pesquisas mostram que quando você está desprovido desse controle, é possível se envolver em situações que aumentam a ansiedade.

Por exemplo, você se pega adiando o início de algo simplesmente por sentir-se não estar preparado? Você acha difícil tomar decisões, como o que vestir, o que comer, com quem se casar, qual emprego conseguir?

Você gasta muito tempo decidindo o que fazer, e não acontece nada?

A primeira coisa que você tem que fazer para superar a indecisão e a falta de controle da sua vida, é fazer as coisas de qualquer jeito. Tem uma frase que diz:

“Tudo que vale a pena ser feito, vale a pena ser feito de qualquer maneira na primeira vez”.

A razão pela qual funciona tão bem é que isso apressa a tomada de decisões e te empurra para a AÇÃO. Caso contrário, você pode gastar horas decidindo se deve ou não fazer algo, ou o que fazer. Isso é paralisante e pode impedir você até mesmo de começar.

Frequentemente buscamos a perfeição, mas nunca terminamos fazendo alguma coisa, porque os padrões que colocamos pra gente mesmo, são elevados e intimidadores demais. Isso nos estressa, e assim, adiamos começar algo, ou abandonamos a ideia por completo.

Fazer de qualquer jeito vai liberar você para a ação, sem se preocupar se vai ficar bom ou ruim. Isso facilita muito começar algo, e enquanto você estiver fazendo de qualquer jeito para terminar, ao olhar para trás, vai perceber que não ficou ruim como você temeu que ficasse.

Fazer de qualquer jeito dará a você a liberdade de assumir riscos de uma forma muito mais leve e ir melhorando durante o processo, sem sentir tanta pressão. A ansiedade vai embora, e dá luga a uma boa empolgação.

Pense comigo, se você começasse a usar essa estratégia hoje mesmo, o que mudaria em SUA VIDA? Você vai se surpreender com o resultado!

Se você já ficou interessado em TRANSFORMAR a sua vida para MELHOR, e deseja começar HOJE MESMO, descubra como o programa Virada pode te ajudar, clicando AQUI, ou no link abaixo:

botão de quero ver agora

II. Perdoar a si mesmo

mulher olhando para o espelho

Pessoas com ansiedade pensam muito no que fizeram de errado, nas suas preocupações, e em como se sentem mal com isso.

Imagine que você tenha um amigo que aponta tudo de errado que você faz constantemente. Todos os dias ele iria arranjar um jeito de lembrá-lo de que nada está certo em sua vida.

Você não iria demorar muito a deixar de conviver com essa pessoa, certo?

Se você é uma pessoa ansiosa, é provável que você esteja fazendo isso com você à todo momento. Sendo assim, é hora de você começar à ser mais bondoso consigo mesmo. De começar a se dar mais apoio.

A melhor forma de fazer isso é SE PERDOAR por qualquer erro que tenha cometido, seja à uma hora atrás ou num passado distante. Se você tem uma crise de pânico, e se envergonha disso, perdoe-se. Se quer conversar com alguém, mas não tem coragem, não se preocupe com isso.

A lição é perdoar-se, pois dessa forma, você terá mais compaixão por você mesmo, e aprenderá à ser mais paciente e compreensivo consigo.

III. Tenha um projeto ou um sentido para viver

menina pequena sorrindo

Não importa o que você faça na sua vida, mas ninguém consegue ser completamente feliz sabendo que alguém precisa de nós, seja do nosso esforço físico ou do nosso amor.

Se você não tiver uma causa em que tenha que pensar em prol de alguém, terá um risco maior de não alcançar uma boa saúde mental.

Tem uma outra frase que diz:

“Aquele que acha que não tem mais nada do que esperar da vida, deve saber que a vida é que ainda está esperando dele” 

Fazer algo pensando em ajudar o outro pode ajudar você a superar os momentos difíceis. Você descobrirá que sempre haverá alguém em condição delicada, talvez mais desfavorável que a sua. E isso vai te ajudar à aguentar qualquer situação difícil que esteja passando.

Há tantas pessoas necessitadas, que você vai se surpreender com o quanto algumas coisas simples que você pode oferecer, pode ser tudo o que elas precisam.

Se você não sabe o que fazer, você pode realizar desde um trabalho voluntário, ou até mesmo compartilhar um determinado conhecimento com alguém próximo, e que esteja precisando aprender o que você sabe. Pode ser até mesmo o que você está aprendendo aqui nesse texto.

Dicas extras de como controlar a ansiedade: 

  • Ao invés de preocupar-se como será a sua vida caso perca o emprego no futuro, que tal criar uma reserva de emergência para prevenir usar numa emergência financeira?
  • Ao invés de preocupar-se com os problemas que virão no casamento, o que acha de começar a à conversar sobre a sua visão do relacionamento atual?
  • Ao invés de se matricular logo numa universidade e emendar um mestrado depois, porque não estagiar em várias áreas para descobrir o que gosta de fazer?
  • Ao invés de se torturar com uma dieta para perder peso rápido, porque não foca em começar a fazer escolhas mais saudáveis nas refeições, nos restaurantes que irá frequentar?

A forma que você reage é a grande CHAVE de como controlar a ansiedade.

Esse texto nunca terá a intenção de resolver seus problemas com a ansiedade, mas falar sobre o tema e mostrar que existem formas POSITIVAS de se reagir, prova que é possível sim, VENCER A ANSIEDADE.

Minha esperança é que você entenda que, se por um lado, não podemos mudar as coisas que acontecem em nossas vidas, por outro lado, PODEMOS MUDAR a forma como vamos REAGIR à elas.

Por experiência própria, eu arriscaria dizer que talvez concentrar-se em como reagir ao problema é mais útil do que no problema. Sei que é difícil, cada um tem uma história, mas se você estiver insegura para encarar esse desafio sozinha, você pode aprender como controlar a ansiedade clicando AQUI ou no botão abaixo.

botão de quero ver agora

Lembre-se: você não é obrigado à passar por nada sentindo-se sozinho(a). Se você também está em busca de como controlar a ansiedade, busque ajuda para cuidar da sua saúde mental. pois só o fato de você estar aqui lendo esse artigo, já mostra que você é alguém que deseja o melhor para sua vida. E quer saber? Você MERECE o melhor para sua vida!

Ramon

Vendia seu tempo no emprego, adoeceu por estresse e teve que criar um trabalho que permitisse gerar renda, mas sem ter que deixar de ver a filha crescer. Quer ajudar você à escolher ser melhor, não importa em qual área da sua vida!

Deixe uma resposta

Fechar Menu